sábado, 9 de março de 2013

Bolsinhas de queijo creme e mostarda de groselha em massa filo

Há muita gente que não se atreve a trabalhar com massa filo. Eu, como adoro um bom desafio, já há um tempo que me aventuro por essas bandas.
Não é nada de extraordinário, mas é preciso muito cuidado, por ser uma massa delicada e de cozedura extremamente rápida.
Como já tão bem sabemos, os olhos também comem e por isso gosto sempre de pôr coisas apelativas na mesa.
Tive um jantar de aniversário cá em casa e fiquei encarregue, obviamente, da preparação do mesmo.
Com a Princesa C. e tudo o que implica a gestão de um dia-a-dia, nem sempre as coisas saem como gostaríamos ou o tempo não chega para tudo. Ainda para mais durante a semana. Ainda para mais no fim de um dia de trabalho.
Optei então por fazer umas entradas ao estilo finger food (uns crepes vegetarianos com molho agridoce e umas bolsinhas de queijo creme e mostarda de groselha) para acompanhar os dry martinis que iam saindo com sucesso da cozinha.
Apresentei depois mais uma entrada à mesa (cuja receita publicarei amanhã), um prato principal e sobremesa. Vinho tinto é sagrado nesta casa, não só por fazer muitíssimo bem ao espírito, como também por ser um excelente companheiro de boa conversa.

Aqui ficam as trouxas (muito simples), para um dia em que não tenham tempo e quiserem apostar em algo absolutamente vencedor.

Nota: a mostarda é comprada, mas eu sei a receita e publicarei aqui mais tarde. Não esquecendo o espírito deste jantar (funcional, rápido e de encher o olho), não iríamos fazer a mostarda. Às vezes podemos fazer estas "batotas" :)

Massa filo (1 embalagem de 100 g)
75 g de queijo creme simples
1 frasco pequeno de mostarda de groselha (à venda em qualquer loja gourmet)
10 fios de cebolinho

Pré aqueça o forno a 180ºC.
Estenda a massa, pincele com água (pouca... é só para humedecer e tornar a massa mais maleável para trabalhar) e corte cerca de 10 quadrados de tamanho mais ou menos igual.
Coloque em cada um cerca de uma colher e meia de chá de queijo creme. Por cima, adicione uma colher de café de mostarda de groselha, ou mais um bocadinho, se achar que não ficará muito forte. Aconselho a que provem uma colher de café da mostarda, para terem noção das quantidades e saberem que gosto querem dar à vossa receita.
Feche cada quadradinho unindo as pontas em diagonal como se de saquinhos se tratasse.
Ate um fio de cebolinho no final, para decorar e ajudar a que a massa fique junta.
Leve ao forno cerca de 10/15 min (vá verificando se não se queimam, porque os fornos variam muito)



Sem comentários:

Enviar um comentário